Ligue pra gente (85) 2181.6610

Projeto Raiz

“Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.”

Augusto Cury

PROJETO RAIZ
RESPEITO E APRENDIZAGEM INICIANDO DO ZERO

O Projeto RAIZ – Respeito e Aprendizagem Iniciando do Zero, traz em sua analogia as for tes raízes de uma frondosa árvore como simbologia da essência, como sustentáculo maior. Assim, crendo for temente nos valores como elementos fundamentais na formação de crianças cidadãs, o projeto propõe semear nos primeiros anos de vida dos educandos a semente da empatia, do respeito, da ética e de afetos vários. Valores que florescem ao toque de cada educador, sejam eles pais ou professores, corroborando para uma sociedade mais humana e justa.

OPROJETO PROPÕE SEMEAR NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA DOS EDUCANDOS A SEMENTE DA EMPATIA, DO RESPEITO, DA ÉTICA E DE AFETOS VÁRIOS.

Cientes da crise de valores atual, legitimada por estudos e pesquisas a exemplo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico(OCDE), que em recentes estudos globais afirma que “12,5% dos  professores ouvidos no Brasil disseram ser vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana”, o que coloca o Brasil como um país com um dos índice mais altos entre os 34 países pesquisados. Vemos uma realidade que nos inquieta e exige ações efetivas, necessitando, portanto de reflexões e estratégias pautadas no resgate e preservação dos valores desde a formação inicial de nossas crianças.

Segundo um dos mais respeitados teóricos da educação, expoente em metodologia, Jean Piaget, os valores são investimentos afetivos’, isto em simples definição nos esclarece que embora sejam conceitos, os valores estão diretamente ligados a emoções, sejam elas construtivas ou não. Desse modo, educar para os valores é conduzir os educandos por caminhos que de fato acreditamos, semeando, de forma coletiva, afetos para que toda a sociedade colha frutos de grandeza inestimável, seja no simples fato de colocar-se no lugar do outro (empatia) até o senso de responsabilidade social, ética e moral.

… EDUCAR PARA OS VALORES É CONDUZIR OS EDUCANDOS POR CAMINHOS QUE DE FATO ACREDITAMOS, SEMEANDO, DE FORMA COLETIVA …

A certa distância, em alguns momentos, pode soar um assunto “muito sério” para os ‘pequenos’, no entanto é exatamente nos primeiros anos de vida que essas valiosas sementes podem (e devem) ser lançadas, corroborando assim ao pensamento de Rubem Alves quando afirma que “toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva”. Nesse pensamento, o projeto oportuniza o aprendizado significativo de crianças em sua principal fase de desenvolvimento: a primeira infância. Tendo a mesma comum período crucial na vida de uma criança, pois tudo que está relacionado ao seu desenvolvimento físico, emocional e social se inicia nesta fase.

Exigindo desse modo, um olhar ainda mais cuidadoso e focado.

Cientes dessa responsabilidade, o projeto RAIZ se propõe a unir forças com os educadores e pais, numa perspectiva de ensino voltada para a realidade dos educandos, valorizando suas vivências e facilitando seus aprendizados. Com foco numa formação cidadã humanizada, semeando desde a base valores e práticas inovadoras, o projeto conta com um grande time de educadores / semeadores reconhecidos e experientes.

Tudo isso, enriquecido com ações várias, contemplando, por exemplo, formações, ricos materiais didáticos (desenvolvidos especialmente para cada fase de desenvolvimento das crianças) interligando tecnologias digitais e analógicas na construção de saberes. Nossa convicção está na consciência do plantio. Os frutos colhemos ensinando e semeando valores!

..O PROJETO RAIZ SE PROPÕE A UNIR FORÇAS COM OS EDUCADORES E PAIS, NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO VOLTADA PARA A REALIDADE…
PÚBLICO ALVO
  • Crianças de 0 a 5 anos;
  • Coordenadores e Professores (formação / palestras);
  • Família(formação/ palestras);
  • E a Comunidade onde está inserido o Projeto.
OBJETIVO GERAL

Possibilitar uma formação cidadã, humanizada, desde a primeira infância, com foco em valores afetivos, éticos e morais na Escola, na Comunidade e na Família.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Proporcionar uma aprendizagem cidadã e humanizada às crianças beneficiadas pelo projeto;
  • Estabelecer e cumprir metas de aprendizagem baseadas na realidade local;
  • Preservar e resgatar valores mediante práticas e reflexões diárias;
  • Estabelecer uma cooperação com o Estado\Município para a realização do projeto;
  • Possibilitar um enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos, mediante o fornecimento do material didático-pedagógico;
  • Promover formações significativas para os educadores, motivando-os e permitindo-lhes um uso mais eficaz dos materiais didáticos disponibilizados.
A COLEÇÃO
ENSINANDO E SEMEANDO VALORES

A coleção Ensinando e Semeando Valores é pautada em conceitos fundamentais, opor tunizando aprendizados a partir do afeto, dos valores e da visão de criança como sujeito em constante construção.

Integrando o Projeto RAIZ – Respeito e Aprendizagem, iniciando do Zero que traz em sua analogia as for tes raízes de uma frondosa árvore simbolizando a essência e pilares, oferta em cada obra oportunidades para semear e florescer resultados inestimáveis.

As obras objetivam o aprendizado significativo de crianças em sua principal fase de desenvolvimento: a primeira infância. Focados em propiciar em cada atividade situações de aprendizagem por meio de ações e interações das crianças com os materiais, colegas, família e educadores. Sempre considerando o desenvolvimento emocional, cultural e físico dos educandos.

De maneira multi e interdisciplinar, os conteúdos para cada etapa de desenvolvimento (0-2 anos, 3 anos, 4 anos e 5 anos) são apresentados contextualizados, levando em conta os seus  conhecimentos prévios e interligados diretamente às suas infâncias/realidades. Para além dos conteúdos exigidos pelos RCNEI – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e demais
documentos de referência, são priorizadas atividades voltadas para a formação do corpo cultural da criança, isto é, considerando a fala, gestos e emoções.

Em nossa convicção da criança como ser autônomo e feliz, estimulamos a cada obra que a criança se aproprie de diversas linguagens, e não somente dos eixos tradicionais: matemática, português, ciências, e etc.

Divididos em “Múltiplas Linguagens”, “Matemática, Ciências e Suas Tecnologias”, “Natureza e Sociedade” e “Ar te e Expressão”, a coleção é bordada por propostas que entrelaçam cada eixo.
De forma que todos os conteúdos são trabalhados em correlação a todo momento, em especial com as ar tes e tecnologias, unindo músicas, expressões ar tísticas de forma geral e tecnologias digitais em todas as atividades propostas.

Com roteiros para o educador, orientando e sugerindo metodologias, cada atividade pode ser realizada de diferentes maneiras, sempre relacionadas aos teóricos e abordagens base.  Possibilitando ao mediador, ampliar seus conhecimentos e aprofundar seus estudos a par tir dos materiais extras ofertados.

Com roteiros para o educador, orientando e sugerindo metodologias, cada atividade pode ser realizada de diferentes maneiras

Oprincipal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram. Jean Piaget
A família como pilar e par te fundamental deste processo, também é contemplada nos materiais, corroborando assim para um processo de aprendizagem ativo e participante. Ensinando e Semeando Valores, afetos e aprendizados a cada obra pretendemos propor um material rico, inovador e eficiente no processo de ensino e aprendizagem. Cientes do conhecimento como fonte inesgotável, onde temos a consciência destes serem apenas pontos de partidas a serem aper feiçoados a cada crítica e experimentação dos educadores.

 

Baixe o PDF Completo do Projeto

 

%d blogueiros gostam disto: