Ligue pra gente (85) 2181.6610

Projeto Diversidade

O Projeto

PROJETO DIVERSIDADE vem de encontro às necessidades atuais, das políticas de identidade, patrimônio cultural, de sustentabilidade do planeta, culturais, de gênero, entre outros, as quais necessitam se inserirem nas políticas públicas.

Nesse sentido as ações multidisciplinares propostas neste projeto visam promover o estudo e a pesquisa das relações inclusão, meio ambiente e diversidade, inter-relacionadas a partir do acesso aos livro, como ponto de partida entre os alunos do Ensino Fundamental II, visando a ampliação de novos conhecimentos e desenvolvimento da criatividade e criticidade dos mesmos.

Observa-se ainda grandes lacunas em relação à implementação de políticas públicas voltadas para o fomento de ações multidisciplinares que envolvam diferentes segmentos como Educação, Cultura, Diversidade e Meio Ambiente em ação conjunta, visando uma nova conjuntura educacional, política, social e cultural.

Compreende-se a necessidade de construção de uma nova mentalidade que venha de encontro aos anseios contemporâneos, ou seja, de quebra de paradigmas, que historicamente separou as diversas áreas do conhecimento. É assim que este projeto se apresenta propondo diversas ações além do acesso, da leitura dos livros e da escrita, como realização de palestras, oficinas, concurso literário, e apresentações artísticas, trabalhando de forma integrada.

Objetivo

Promover através do acesso ao livro, como documento de memória, transmissão do conhecimento e ressignificação de valores, o estudo e a pesquisa das relaçõesde gênero, drogas, cultura e meio ambiente voltados para os alunos do Ensino Fundamental II.

Livros

SONHOS E AS PEDRAS NO CAMINHO
Felipe Rima

Quem nunca ouviu falar no poder dos sonhos? À primeira vista, pode parecer comercial de TV ou slogan de filme, porém felizmente, no caso de Felipe Rima é pura realidade. O menino sonha – dor e teoricamente com ‘destino já traçado’ na comunidade da Zareia (CE), em tom de bate-papo, como quem manda um rap, com toda sua poesia e verdade conta sua história de pedras e vitórias.

A narrativa passeia não apenas pela história de Felipe, mas traz personagens e momentos marcantes para compreender seu universo: a cumplicidade com o vizinho e melhor amigo Mariano; o contato com armas e drogas ilícitas; a figura do pai, ex-dependente químico e sua história de superação; o drama da mãe que tentava, por meio de muito trabalho, desvencilhar a família do crime; a transformação de Felipe sob os olhos da socióloga e professora Glória Diógenes; a árdua tarefa de manter os sonhos acesos dentro de um cenário inóspito a ilusões; e, por fim, um receptor especial da arte de Rima.

Vencendo as infindas dificuldades sociais, drogas, caminhos do crime e pedras incontáveis, o jovem rapper e escritor conta como construiu seu castelo de sucessos, ou parafraseando o mesmo “como descobriu o valor dos sonhos, e se virou pra realizar”.

LIXO – PROBLEMO NOSSO DE CADA DIA
Neide Simões e Suzana Facchini

Você tem ideia da quantidade de lixo que você produz por dia? Você sabia que quanto mais próspera e rica a sociedade, mais lixo ela produz, que cerca de 40% de tudo que compramos vai parar no lixo e que até 96% de um veículo é potencialmente reciclável? Em tempos de conscientização ecológica, ficar por dentro de assuntos com produção de lixo, reciclagem, consumo responsável, reutilização de materiais e todos os outros temas daí decorrentes é questão crucial para um comportamento cidadão.

Contribuir para disseminar a coleta seletiva, conscientizar a comunidade e a família sobre os problemas que o acúmulo de lixo traz ao meio ambiente e, conseqüentemente, a todos que nele vivem são temas de ‘Lixo, Problema Nosso de Cada Dia’, uma obra que também traz idéias de como reduzir a produção de lixo, seleciona programas de reciclagem, mostra o reaproveitamento de materiais no artesanato, lista uma série de sites úteis sobre o assunto e fornece uma relação de endereços de artistas e artesões que trabalham com material reciclável.

Em ‘Lixo, Problema Nosso de Cada Dia’, você encontrará soluções criativas para reutilizar o que geralmente é descartado, não só podendo gerar renda, como contribuindo para tornar o meio ambiente mais limpo, melhorando a vida das pessoas e das futuras gerações. Que tal começar agora a fazer a diferença?

A FACE OCULTA – UMA HISTORIA DE BULLYNGIN E CIBERBULLYING
Maria Tereza Maldonado

Luciana fica até altas horas em seu computador e acha a realidade virtual mais interessante que o mundo real, porque, naquele, não é alvo de ninguém; ao contrário: tem amigos. Como muitos outros jovens, Luciana é vítima de bullying e não sabe a quem recorrer, em quem confiar. A situação se agrava na escola quando um colega é difamado numa prática de cyberbullying. O que fazer?

 

%d blogueiros gostam disto: