Ligue pra gente (85) 2181.6610

Bráulio Bessa lança seu primeiro livro – “Poesia com Rapadura”

Sua trajetória começa na simplicidade do menino do Sertão nordestino, vendo os “versos se bulir”, como ele mesmo define, e agora mexe com a emoção e o sentimento de milhares de brasileiros, por meio de poesias e pensamentos, que aproximam e encantam leitores e telespectadores de todo o país.

Poeta, palestrante, declamador, o escritor Bráulio Bessa, 31, lança seu primeiro livro – “Poesia com Rapadura”, na próxima semana, no dia 10 de abril, no Espaço Manhattan, e dia 11, na Livraria Leitura, ambos no Shopping Rio Mar Fortaleza. Inspirado na poesia de Patativa do Assaré, Bráulio traz nesse primeiro livro pensamentos em forma de poesias que o tornaram reconhecido nacionalmente.

Com prefácio do conterrâneo poeta, escritor e historiador Nicodemos Napoleão e orelha da jornalista Fátima Bernardes, “Poesia com Rapadura” (Editora CENE, 152 págs, R$ 39,90), vai levar o leitor para um dos sentimentos mais preciosos do autor, a sua cumplicidade com a poesia nordestina, falando dos dramas dos dias atuais, como a violência e o preconceito, até temas caros ao cancioneiro sertanejo, como a fé e o amor.

O título do livro é o mesmo do quadro onde o poeta apresenta seus textos no programa matinal da TV Globo Encontro com Fátima Bernardes, atualmente um dos maiores sucessos de audiência da emissora, onde além de declamar cordéis e poesias, também participa de bate-papo com os convidados, artistas, personalidades, anônimos, sempre dando uma visão bem-humorada, artística e nordestina dos acontecimentos e temas.

Uma compilação de poemas nacionalmente conhecidos pelo público através das telas de TV, e tantos outros inéditos e guardados no coração do poeta. Um apanhado de afetos que versam do Nordeste, do amor, da fé, de tudo que há de belo na vida ou como bem diz Bráulio Bessa: “uma ruma de sentimentos e pensamentos de um fazedor de poesias”.

 

 

Simpatia e poesia aclamadas pela crítica

Natural do município de Alto Santo, região do Baixo Jaguaribe, a 230 quilômetros de Fortaleza, Bráulio já rabiscava os primeiros versos na escola com 14 anos de idade. Com a tarefa de consultor de Cultura Nordestina na TV Globo, o cearense ‘adoça’ as manhãs das sextas-feiras com sua poesia sertaneja e universal, e é considerado um dos maiores ativistas da cultura nordestina no mundo.

Antes de chegar ao sucesso semanal no Programa diário da TV Globo Encontro com Fátima Bernardes, Bráulio criou em 2012 a página Nação Nordestina, que se tornou um dos maiores movimentos virtuais em prol da cultura popular nordestina. Além disso, passou a publicar vídeos com seus cordéis nas redes sociais, que já ultrapassam a marca de 100 milhões de visualizações.

Daí em diante, sua presença no espaço televisivo tornou-se marca do programa com simpatia e carisma, mesmo quando trata de temas delicados. Veja trecho de um dos cordéis abaixo e íntegra na página ao lado: https://globoplay.globo.com/v/5696314/

 

Sendo eu um aprendiz a vida já me ensinou que besta é quem vive triste lembrando do que faltou magoando a cicatriz, esquece de ser feliz por tudo que conquistou.

 

Afinal,

 

Nem toda lágrima é dor Nem toda graça é sorriso nem toda curva da vida tem uma placa de aviso nem sempre que você perde é de fato um prejuízo.

 

O meu ou o seu caminho não são muito diferentes tem espinho, pedra e buraco pra mode atrasar a gente não desanime por nada pois até uma topada empurra você pra frente.

Bráulio Bessa

 

 

Serviço:

Lançamento do livro “Poesia com Rapadura” com Bráulio Bessa, (Editora CENE; 152 Págs, R$ 39,90).

Dia 10 de abril – Espaço Manhattan, 19h30min (para convidados e imprensa).

Dia 11 de abril para Noite de Autógrafos – Livraria Leitura, 18h (aberto ao público)

Local: Shopping Rio Mar Fortaleza, piso L2.

 

Mais informações:

www.brauliobessa.com

Assista todos os cordéis
http://especiaiss3.gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/poesia-com-rapadura/

https://www.facebook.com/brauliobessauchoa

 

 

%d blogueiros gostam disto: